Atalhos para Criar, Modificar, Visualizar e Executar objetos | ABAP Warrior

Atalhos para Criar, Modificar, Visualizar e Executar objetos

Atalhos F5 F6 F7 F8
Usar o máximo possível do teclado sempre traz um pouco mais de agilidade na execução de qualquer processo.

Nada contra o mouse, mas quando o assunto é programação, não existe nada melhor do que fazer a maior quantidade de coisas possíveis apenas com o teclado.

Nesta simples postagem vamos ver os quatro atalhos de entrada que estão na maioria das transações ABAP.


Existem muitos objetos ABAP, como programas, módulos de função, BAdIs, enhancements, pacotes, classes, transações, mensagens, entre outros... Para cada um deles existe uma transação específica para acessá-los, e dentro delas os atalhos para Criar, Modificar, Visualizar e Executar podem ser aplicados.




Para [CRIAR]      é usada a tecla F5.
Para [MODIFICAR]  é usada a tecla F6.
Para [VISUALIZAR] é usada a tecla F7.
Para [EXECUTAR]   é usada a tecla F8.


Um detalhe importante é que nem todas as transações possuem as quatro funções. Algumas não possuem a função para executar, e outras não possuem a função de criar. E obviamente, quando não possuem a função também não possuem o atalho.

Começando com as transações mais comuns, vou fazer um breve comentário sobre cada uma. Repare nas imagens o mapeamento correspondente de cada botão com seu respectivo atalho.


Transação SE38


Utilizada para programas. Pode-se construir programas próprios ou ainda utilizar programas standards disponibilizados pela própria SAP. Lembrando que não são todos os tipos de programa que podem ser executados diretamente pela SE38.

Criar, Modificar, Visualizar e Executar - SE38
Atalhos para Criar, Modificar, Visualizar e Executar na SE38


Transação SE37


Utilizada para módulos de funções, ou simplesmente para funções. Pode-se construir funções próprias ou ainda utilizar funções standards disponibilizadas pela própria SAP. Para conhecer um pouquinho veja a postagem Conhecendo Módulos de Função.

Criar, Modificar, Visualizar e Executar - SE37
Atalhos para Criar, Modificar, Visualizar e Executar na SE37


Transação SE11


Utilizada para tipos de objetos de dados. São eles Tabelas, Visões, Elementos de dados, Estruturas, Grupos de tipos, Domínios, Ajudas de pesquisa e Objetos de bloqueio. Esta transação não possui a função de execução.

Criar, Modificar e Visualizar - SE11
Atalhos para Criar, Modificar e Visualizar na SE11


Transação SE93


Utilizada para transações. É nesta transação que se pode criar, modificar, visualizar e executar outras transações. Inclusive é uma ótima opção quando se precisa pesquisar transações.

Criar, Modificar, Visualizar e Executar - SE93
Atalhos para Criar, Modificar, Visualizar e Executar na SE93


Transação SE91


Utilizada para classe de mensagens. Este objeto é usado para montar mensagens que serão utilizadas nos programas. Esta transação não possui a função de execução.

Criar, Modificar e Visualizar - SE91
Atalhos para Criar, Modificar e Visualizar na SE91


Transação SE24


Utilizada para interfaces de classes. Alguns tipos de classes podem ser trabalhadas nesta transação, como classes de orientação a objeto e classes de interfaces de BAdI.

Criar, Modificar, Visualizar e Executar - SE24
Atalhos para Criar, Modificar, Visualizar e Executar na SE24


Transação SE20


Utilizada para objetos do tipo enhancement. Pode ser um enhancement referente a uma BAdI, um enhancement estático, um enhancement dinâmico, ou ainda um agrupamento de enhancements. Esta transação não possui a função de execução.

Criar, Modificar e Visualizar - SE20
Atalhos para Criar, Modificar e Visualizar na SE20



Gostaria de lembrar que existem vários outros atalhos em cada uma das transações, mas com certeza Criar (F5), Modificar (F6), Visualizar (F7) e Executar (F8) são os mais utilizados no dia a dia.

Mais uma postagem da série ATALHOS.
Um grande abraço e até a próxima.
2016-12-11T23:28:00-02:00 2017-04-15T00:34:13Z
Nenhum comentário:
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...