SAP Notes | ABAP Warrior

SAP Notes

O que fazer quando se identifica um programa/processo standard que não está funcionando da forma correta? É bem provável que exista um erro e ele precisa ser tratado...

O primeiro passo é procurar por uma nota de correção da SAP, também conhecida como SAP Note.

Vamos explorar um pouco esse tema. Útil e necessário para o dia-a-dia de um profissional SAP.





Encontrar erros em programas standards não é tão raro. Isso porquê não existe um sistema infalível. O importante é estar preparado para quando um erro acontecer.

Constantemente a SAP libera pacotes de atualização chamados de Support Packages. Basicamente eles são conjuntos de notas de correção e novas funcionalidades. É sempre muito importante manter as versões de Support Packages atualizadas, principalmente por questões de legislação e impostos, e também para ter sempre as últimas notas de correção aplicadas.

Mas também sei que nem sempre é fácil aplicar Support Packages. Isso porquê é necessário fazer muitos testes quando se chega no nível do SP desejado. Muitas vezes a saída é procurar por SAP Notes que resolvam um problema específico.

Diferentes tipos de SAP Notes


Deve-se levar em consideração que existem diferentes tipos de notas. Notas de correção de programas, notas de procedimento, notas de customizing. As vezes procurando uma nota de correção acaba-se encontrando uma nota de procedimento explicando como o processo deve funcionar, e pode-se chegar a conclusão de que o processo está errado. O importante é que o intuito das notas é sempre auxiliar na correção de um problema.

Ainda em notas de correção de programa, podem haver dois tipos. As notas que são aplicáveis automaticamente pelo próprio sistema, que podem ser implementadas através da transação SNOTE. E também existem as correções manuais, onde a SAP diz onde e como as alterações devem ser aplicadas, autorizando uma alteração no programa standard.

Como procurar por SAP Notes


A SAP disponibiliza um portal para que seus clientes possam procurar por notas. É possível também abrir um chamado e eles responderão, dentro do SLA, com uma ou mais notas necessárias para corrigir o problema. Particularmente, prefiro procurar por notas antes de abrir um chamado, pois a resposta de um chamado pode demorar algum tempo. Mas dependendo do problema, abrir um chamado será inevitável.

Para acessar o portal de notas da SAP use o link support.sap.com/notes. E então informe algo relacionado ao problema no campo onde está escrito "Enter keywords or an SAP Note / KBA number" (veja na imagem abaixo).

Onde pesquisar notas da SAP
Veja onde pesquisar notas da SAP

A dica é pesquisar todas as palavras possíveis que tenham alguma ligação com o problema até achar alguma nota. Nomes de programas, includes, transações, tabelas utilizadas, nomes técnicos de campos, nomes de processos, mensagens de erro, etc. Também é possível ir direto a uma nota já conhecida informando o número no mesmo campo.

Acesso ao SAP Notes


Logo após pesquisar será exigido usuário e senha para acesso. Isso porquê o ambiente de suporte da SAP é restrito apenas para parceiros e clientes. Procure saber com o BASIS de sua equipe ou com o gestor da TI sobre o login de sua empresa.

A tela para preenchimento de usuário e senha é semelhante a tela da imagem a baixo.

Tela de login
Exemplo de tela para realizar login de acesso

A autenticação com usuário e senha é obrigatória. Sem ela não é possível ter acesso ao portal de suporte da SAP.

Resultado da procura de notas


Após a autenticação, ou se já estiver autenticado, o portal exibirá o resultado da busca. Além de notas de correção, também serão exibidos resultados de discussões entre profissionais da comunidade SAP. Essas discussões também ajudam, pois outras pessoas podem ter passado pelo mesmo problema.

Para que fique mais seguro de que o resultado atende as expectativas, é possível usar filtros para descartar resultados não relevantes. Como por exemplo, filtrar componente técnico do sistema, módulos e submódulos, ou ainda a data de postagem da nota.

E depois de usar filtros, ainda é necessário ficar atento a três seções dentro das notas: [Symptom], [Software Components] e [Prerequisites]. Se não considerar estas seções, poderá chegar a solução incorreta. Acontece com frequência de depois de encontrar uma nota que descreve exatamente o que está acontecendo no sistema, ao considerar o Software Components poderá perceber que a solução não se aplica a versão que está utilizando. Continue procurando...

Outras fontes de busca


O suporte da SAP é um serviço contratado, ou seja, deve-se pagar por ele. Algumas empresas tomam a decisão de deixar esse serviço de lado e partir para suportes alternativos. Se este for o caso da empresa onde trabalha, você terá que encontrar a solução sem contar com o portal de suporte da SAP.

Por fim, acho interessante ressaltar que a internet possui uma grande base de informações que podemos usar para buscar algo que não sabemos (na atualidade esse termo tem sido chamado de exteligência). Então podemos usar essa exteligência para tentar encontrar soluções. Existe uma grande quantidade de portais e blogs com dados de SAP Notes, depoimentos de quem usou, se resolveu ou não, enfim... Existem muitas formas de buscar uma solução.


Em breve, espero poder ajudar com algumas notas...
Um grande abraço e até a próxima.
2017-11-10T22:35:00-02:00 2017-11-11T00:35:58Z
Nenhum comentário:
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...