Introdução | ABAP Warrior

Introdução

ABAP Warrior
Olá novos colegas!!!

Meu nome é Fernando Botelho e sou um profissional da área de tecnologia. Mais precisamente atuo como consultor SAP no módulo de MM e também como programador ABAP.

Resolvi criar este blog para compartilhar com outros profissionais ABAP dicas do dia a dia, funções úteis, BAPI's e BAdI's que já usei ou que já vi, dicas de organização e de profissionalização. Enfim, muitas coisas que não se aprendem em academias ou cursos, macetes que só se aprendem com experiência e muita fome de conhecimento.

Pretendo abordar temas simples para profissionais iniciantes e também complexos que possam ajudar profissionais mais experientes. Mas não poderia deixar de fora as pessoas que não conhecem o que é ABAP. Então antes de entrar em assuntos técnicos ou profissionais, vou explicar o que são algumas siglas.






O que é SAP ?


Para quem não sabe o que é ABAP antes terei de explicar o que é SAP.

SAP é o nome de uma empresa dona de um dos maiores ERPs do mundo, se não for o maior. O ERP da SAP opera dentro de quase todas as grandes indústrias e nos últimos anos está entrando também em grandes varejistas.

O nome é a abreviação do alemão "Systeme, Anwendungen, Produkte in der datenverarbeitung", que quer dizer "Sistemas, Aplicações e Produtos em processamento de dados".

Mais detalhes podem ser encontrados em wikipedia e também no site oficial.

O que é ERP ?


Para explicar o que é uma sigla, precisei citar outra. ERP é a abreviação de "Enterprise Resource Planning", que traduzindo significa Planejamento de Recursos da Empresa. ERP nada mais é que um software integrado para todas as áreas de uma empresa.

Existem grandes softwares no mercado que são especialistas em uma determinada área, como por exemplo um software para compras e outro para controle de estoques. Uma empresa precisaria adquirir dois softwares diferentes, com bancos de dados diferentes, profissionais diferentes, licenças diferentes, etc. E ainda haveria necessidade de desenvolver integrações para que os dois sistemas pudessem se conversar.

Já quando falamos em ERP, o mesmo software que controla compras também controla os estoques, ficando então com apenas um banco de dados, apenas um controle de licenças, apenas um grupo de profissionais, etc.

Usei um simples exemplo para mostrar as vantagens de um ERP, mas alguém já parou para pensar na quantidade de áreas que podem existir numa empresa? Compras, vendas, estoques, produção, contabilidade, financeiro, fiscal, tesouraria, faturamento, expedição, recebimento, e muitas outras... E como seria bom se todas pudessem estar ligadas no mesmo software? Isto é um ERP.

O que é ABAP ?


E finalmente vamos falar o que é ABAP. Abreviação de "Advanced Business Application Programming", ABAP é a principal linguagem de programação do sistema SAP. Ou seja, um profissional ABAP é um programador.

Mas programar o que dentro do SAP, se ele é um ERP e já vem com softwares prontos de fábrica? Calma, vou explicar...

Na verdade o SAP é dividido tecnicamente em vários módulos, e os profissionais funcionais de cada módulo é que são responsáveis por fazer o software de fábrica funcionar. Chamamos isso de funcionalidade standard. Uma funcionalidade standard é uma funcionalidade pronta de fábrica. Mas nem sempre uma empresa consegue adaptar suas operações em 100% das funcionalidades standards, arrisco dizer que é praticamente impossível. E é nestas horas que o profissional ABAP entra na história, para desenvolver novas funcionalidades ou simplesmente complementar detalhes em funcionalidades já existentes.

Outro ponto muito útil é a depuração de código, o famoso debug. Assim como os programas desenvolvidos por ABAPs, as funcionalidades standards também são desenvolvidas na linguagem ABAP. Isso permite que qualquer programa de fábrica possa ser depurado. Por diversas vezes, mesmo com toda documentação e com todo apoio profissional, só é possível chegar numa solução depurando o standard. Muitos ABAPs tem pesadelos terríveis com isso, pois muitos programas standards tem tamanha complexidade que se torna praticamente inviável tentar entender.

Bom pessoal, isso foi apenas uma introdução...
Um grande abraço e até a próxima.
2016-01-06T19:11:00-02:00 2017-04-09T14:47:33Z
Nenhum comentário:
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...