Posso trabalhar com SAP ? | ABAP Warrior

Posso trabalhar com SAP ?

Escritório SAP
Uma grande dúvida das pessoas é saber se podem trabalhar como profissionais de SAP e o que devem fazer para ingressar nesta área. Ou porquê trabalham em empresas que usam SAP, ou porquê conhecem algum profissional, ou porquê já ouviram falar. Vou adentrar um pouco neste assunto e tentar ajudar a sanar essa dúvida.

Se você não sabe o que é SAP sugiro que leia minha Introdução onde explico de forma rápida e fácil.


Divisão de áreas


A área de profissionais SAP é naturalmente dividida em duas grandes vertentes. Uma mais lógica, e outra mais de processos e negócio.

A vertente mais lógica fica por conta de módulos voltados para programação (ou que eventualmente dependam de programação) e também de administração do sistema. Alguns deles são ABAP, PI, e BW. E também temos o BASIS, que possui uma certa identificação com a parte de infraestrutura, para administração do sistema.

A vertente mais de processos e negócio está com os módulos que são responsáveis pelos processos das áreas de negócio, ou seja, pelos processos na operação de uma empresa. Existem muitos módulos e submódulos funcionais nesta vertente. São eles MM, SD, FI, CO, WM, TM, QM, PP, HR, entre outros.

Quando separo essas duas vertentes não quero dizer que uma não possa complementar a outra. Temos muitos profissionais no mercado que atuam em mais de um módulo. Pessoas que começam como ABAP e depois se dedicam a SD. Começam como WM e com o tempo aprendem ABAP. Começam como MM e depois absorvem WM. Começam como SD e absorvem TM.

Em FI, por exemplo, existe uma ferramenta chamada "Regra de Substituição", onde o profissional escreve pequenos trechos de codificação para fazer o sistema de contabilidade se comportar de uma forma diferente da habitual. Ele acaba aprendendo um pouco de ABAP pra usar nesta ferramenta.





Identificação com módulos


O ideal é tentar se identificar com algum módulo. Verificar qual deles tem características mais parecidas com suas habilidades ou conhecimentos. É claro que isso não é obrigatório, mas na teoria é o caminho mais fácil para se adequar ao mundo SAP. Se você escolher um módulo que atua em uma área que você não conhece absolutamente nada, será muito mais difícil para entrar nesse mercado.

Para aqueles que já trabalham na área de tecnologia como programadores, o módulo mais próximo, com certeza, é na área de programação ABAP. Isso por já estar acostumado com lógicas e desenvolvimento de telas e programas.

Se você é um profissional da área de logística, trabalhando com transportes, o módulo com as mesmas características seria TM (Transportation Management). Por já estar familiarizado com as operações e os conceitos da área de transportes.

Se você é um profissional da área comercial, trabalhando com compras, custos e estoques, deve pensar no módulo de MM (Material Management).

Se você trabalha com área financeira, o módulo que se encaixa com você é FI (Financial Accounting).

São apenas alguns exemplos de como achar um módulo para atuar na área SAP. Imagine que o SAP é um sistema gigantesco, e com certeza existe um módulo que se encaixa com você.

Formação


Para aprender a usar as ferramentas e ter uma ideia do conteúdo do SAP, aconselho que você procure fazer uma academia do módulo pretendido. Os cursos oficiais da SAP podem ser encontrados no site oficial, mas fique atento aos pré-requisitos para cada módulo.

Se você tiver a oportunidade de acompanhar na prática alguns projetos, mesmo sem colocar a "mão na massa", como trainne (ou como "sombra") de um profissional sênior, também é uma ótima forma de aprender. Acredito que esta forma seja a mais acessível para alguém que já trabalha em uma empresa que usa SAP.

Lembre-se que quanto mais projetos você participa, por menores que sejam, mais você eleva o seu nível profissional, e maior são as chances de aprender coisas novas.


Resumindo, qualquer um pode trabalhar com SAP, pois como em qualquer profissão é necessário ter empenho e dedicação.

Um grande abraço e até a próxima!
2016-01-25T15:53:00-02:00 2017-04-15T16:24:21Z
2 comentários:
Unknown disse...

Gostaria de saber se para aprender mais fácil o ABAP, seria interessante fazer um curso básico de programador ou até mesmo um curso mais profundo. Porque depois de fazer o curso FI quero fazer um outro curso e provavelmente será o ABAP. OBRIGADO POR TODAS AS DICAS QUE VOCÊ TEM DADO E PRINCIPALMENTE POR SUA AJUDA A MIM.

Fernando Botelho disse...

Bom, aí depende do seu nível de programador. Se você já é programador em outra linguagem, pode ir direto para o curso ABAP que irá pegar rapidamente. Agora se você não conhece nada de programação, eu sugiro que antes você faça (se puder) um curso de VBA, pois é uma linguagem simples e ajudará a desenvolver a parte lógica.

Abraço.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...