Transporte de variantes | ABAP Warrior

Transporte de variantes

Transporte de Variantes
Você já precisou configurar a variante de um relatório em produção, e quando se deu conta da quantidade de filtros testados em QAS quase desistiu? rsrsrs... Não se preocupe mais com isso, pois é possível transportar variantes de um ambiente para outro.

Veja nesta postagem como transportar, de maneira fácil e prática, as variantes de um determinado programa através de requests.






Bom, se você ainda não passou pela situação descrita na introdução acima, talvez um dia ainda passe. Acredite, não é uma situação rara. Vou citar dois exemplos:

Exemplo 1


    Pense em um relatório standard. Talvez a transação ME2L, que possui vários campos para filtros. Pense em uma situação onde a área de negócio quer começar a usar esse relatório, mas não sabe como funciona, quais resultados retorna e como se usam os filtros. Então, são montados vários cenários em QAS para que sejam realizados testes do funcionamento. Durantes os testes são criadas várias variantes diferentes para as execuções do programa.
    Ao final de tudo, os cenários são validados e a área de negócio pede para colocar os mesmos JOBs com as mesmas variantes em produção. É nesse momento que alguém terá que criar as variantes exatamente iguais as que foram validadas em QAS.
    E se fosse transportada para produção a mesma variante dos testes..?? Com certeza daria menos trabalho...

Exemplo 2


    Foi desenvolvido um novo programa para processar alguma informação qualquer em background. O programa deverá rodar uma vez por dia com parâmetro dinâmico de data salvo na variante. Então os testes iniciais são realizados através de uma variante salva pelo desenvolvedor. Tanto em QAS quanto em produção, deverá ser criada uma variante igual.
    Já que essa variante não deverá sofrer alterações, pois ficará rodando em um JOB regular, poderia ser a mesma variante já criada em DEV.
    E se fosse incluída, na mesma request do programa, a variante de execução..?? Isso evitaria criar a mesma variante, pelo menos, três vezes. Além de evitar possíveis erros na criação por alguma falta de atenção.

É possível incluir variantes em requests para que sejam transportadas entre ambientes. Isso ajuda na organização do trabalho e também na minimização dos riscos de processos manuais. Basta usar o programa standard RSTRANSP.

Primeiro execute o programa RSTRANSP nas transações SE38 ou SA38.

Programa RSTRANSP
Informe o programa RSTRANSP e depois execute

Ao executar o programa RSTRANSP, uma tela de seleção será apresentada onde é necessário informa o nome do programa e também o nome da variante, ou das variantes caso sejam mais de uma. Na imagem abaixo usamos o programa ZTESTEAW apenas para exemplo. No lugar deste programa, informe o programa do qual se pretende transportar a variante.

Filtro RSTRANSP
Informe o programa para transporte das variantes e depois execute

Uma tela será apresentada com o resultado da pesquisa. Se várias variantes, ou todas, foram consultadas, a tela apresentará várias opções para seleção. Então mantenha selecionadas as variantes que deseja transportar e pressione o botão "Avançar".

Resultado RSTRANSP
Deixe selecionada a variante e pressione Avançar

E por último, deverá ser informado ao sistema em qual change request será salvo o transporte das variantes. Perceba que é a tela padrão de requests do sistema.

Transporte
Informe uma change request para continuar

Após isso, basta seguir com o procedimento normal de request. Faça a liberação e depois o transporte nos ambientes através da transação STMS.

Existe outra forma de acessar o programa RSTRANSP.
A efetividade é a mesma, apenas o caminho inicial que é um pouco diferente.

Acesse o programa onde estão as variantes através da transação SE38, porém com a opção de subobjetos de "Variantes".

SE38 Variantes
Escolha a opção Variantes e acesse o programa

Na próxima tela, acesse o menu superior nas opções "Utilitários" e depois "Ordem transporte".

Menu Variantes
Primeiro opção Utilitários e depois opção Ordem transporte

Agora repare que a próxima tela é a mesma inicial do programa RSTRANSP.
Baste seguir os mesmos passos de filtro e depois de request.

Você já conhecia essas possibilidades..??
Um grande abraço e até a próxima.
2019-08-03T16:17:00-03:00 2019-08-03T19:17:20Z
Nenhum comentário:
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...