Depurando um programa (DEBUG) | ABAP Warrior

Depurando um programa (DEBUG)

Debug
Fazer a depuração de um programa é realmente algo muito útil quando precisamos entender o que o sistema está fazendo, porém nos falta uma documentação adequada. Isso com certeza é muito comum.

Ou ainda para tentar descobrir porque determinada configuração do standard não está funcionando. Debug no standard. Nossa!!! Isso realmente assusta alguns ABAPs... rsrsrs


O que é Depuração ?


Conhecida tecnicamente, em várias línguas, como DEBUG, a depuração consiste em visualizar e acompanhar linha a linha da codificação de um programa para descobrir falhas, entender erros, ou até mesmo encontrar oportunidades de melhoria. Grande parte das linguagens de programação disponibilizam ferramentas para que seja realizada a depuração, e com o ABAP não é diferente.





Quando usar a Depuração ?


A única recomendação que eu tenho é não abusar do DEBUG em ambiente de produção. Quando você inicia uma depuração o sistema pode precisar investir mais memória e mais processamento para manter essa sessão conectada, e isso pode ter graves consequências caso seu ambiente esteja trabalhando com os recursos no máximo. Em ambiente de produção o ideal é usar para encontrar erros que não podem ser reproduzidos no ambiente de qualidade.

Já em ambientes de qualidade e desenvolvimento o uso da depuração fica a vontade, sempre que precisar ou simplesmente sempre que quiser. Quando achar que um programa ficou mais lento do que o aceitável, é bom fazer a depuração e encontrar exatamente o ponto da lentidão para tratar. Quando ficar com dúvidas em relação a lógica aplicada. Ou quando quiser ver um programa desconhecido em execução.

Como usar a Depuração ?


Antes de fazer uma depuração, vamos garantir que você esteja usando a interface de depuração nova. O SAP disponibiliza duas interfaces, uma denominada clássica e outra denominada nova. A diferença entre as duas será tema para outra postagem. Agora acesse a transação SE38.
Acessando transação SE38
Digite SE38 no campo de comandos e depois pressione ENTER.

Depois acesse o seguinte caminho no menu suspenso: [Utilitários] > [Opções].
Acessando as opções de depuração
Acesse o menu de [Opções]

Uma nova tela será exibida com a descrição "Configurações específicas do usuário". No primeiro grupo de guias escolha a guia "Editor ABAP". No segundo grupo de guias escolha a guia "Depuração". E então marque a opções "Debugger novo" e confirme.
Escolhendo a opção "Debugger novo"
Escolha a opção "Debugger novo"

Feito isso, agora vem a melhor parte, vamos depurar. Existem algumas maneiras de se fazer uma depuração. A mais fácil de todas é usando o famoso comando "/h". Dentro de qualquer transação ou programa, vá até o campo de comandos do SAP, aquele que fica no canto superior direito, digite "/h" e dê um ENTER. Depois disso qualquer interação com a tela irá abrir uma sessão com a interface de depuração.

Vou mostrar um exemplo na transação MIGO.
Transação MIGO
Transação MIGO

Agora vem a ativação da depuração. No campo de comandos digite "/h" e depois pressione ENTER. Tanto faz "h" minúsculo ou "H" maiúsculo.
Ativando a depuração
Digite "/h" e pressione ENTER

Na barra de mensagens será exibida a seguinte mensagem: "Debugging foi ligado".
Ativação com sucesso
Mensagem de ativação de depuração

Depois disso, qualquer coisa que você fizer na tela irá abrir outra sessão com a interface de depuração. Até mesmo um simples ENTER na tela. Experimente clicar no botão "Começar de novo" representado por uma folha em branco.
Disparando uma depuração
Clique no botão "Começar de novo"

E pronto!!! Esta é a interface "Debugger novo". Sempre que entrar em uma depuração uma sessão como essa se abrirá.
Interface de depuração "Debugger novo"
Interface "Debugger novo" - Clique para ampliar


Utilize a tecla F5 para executar linha a linha.
Mostrarei os recursos que esta interface possui em breve, com outra postagem.


Um grande abraço e até a próxima!!!
2016-01-14T10:44:00-02:00 2017-04-15T16:39:16Z
Um comentário:
Anônimo disse...

Muito bom!! Estou aprendendo bastante... Parabéns pelo post!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...