Comando WAIT UP TO | ABAP Warrior

Comando WAIT UP TO

Wait
Você já precisou que um programa aguardasse por um tempo determinado, mesmo que fosse por apenas alguns segundos? Isso é bem comum, para esperar um processamento paralelo terminar. Ou ainda para esperar que uma atualização em banco de dados seja concluída antes de prosseguir.

Este é um recurso bem interessante e muito simples de se implementar, e que pode ser mais útil do que você imagina. Esta é mais uma postagem da série COMANDOS.


O que é um WAIT UP TO ?


WAIT UP TO é um comando utilizado para fazer com que seu programa aguarde uma determinada quantidade de tempo antes de prosseguir o processamento. A tradução literária de WAIT UP TO é esperar até.




Como funciona o WAIT UP TO ?


Como já mencionado, o comando WAIT UP TO é muito simples de se implementar. Basta escrever WAIT UP TO, em seguida informar quantos segundos seu programa precisa aguardar e finalizar escrevendo SECONDS. Deve ser informado para os segundos sempre um valor inteiro. Caso seja informado um valor com decimais, ele será arredondado matematicamente.

Exemplo de uso do comando:
  WAIT UP TO 10 SECONDS.

No exemplo acima, quando passar pelo comando, o programa irá aguardar dez (10) segundos antes prosseguir seu processamento.

Lembrando que o comando funciona apenas na unidade de segundos. Portanto, se existir a necessidade de aguardar minutos, será necessário calcular em segundos ao passar para o comando.

Exemplo de uso com variável:
  DATA: l_segundos TYPE i.
  l_segundos = 120.
  WAIT UP TO l_segundos SECONDS.


No exemplo acima é usado a variável L_SEGUNDOS para armazenar a quantidade de segundos. Para dois (2) minutos foram informados cento e vinte (120) segundos. Em seguida a variável é usada dentro do comando.

Use este comando com uma certa moderação. Toda vez que ele for executado o programa ficará esperando o tempo informado. Isso quer dizer que a interface gráfica do usuário ficará parada durante o tempo informado. Com muito uso, ou com quantidades excessivas de segundos, pode causar algum desconforto com a performance. Então use somente quando necessário.

Veja todas as postagens da série COMANDOS.
Veja também, como aguardar menos de um segundo.

Um grande abraço e até a próxima!!!
2016-02-24T22:55:00-03:00 2018-10-06T13:12:28Z
Nenhum comentário:
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...