Gerar PDF em pré-visualização de Smart Forms | ABAP Warrior

Gerar PDF em pré-visualização de Smart Forms

Smartform com PDF
Aprenda, no SAP, um comando simples para gerar arquivos no formato PDF a partir da pré-visualização de um relatório em Smart Forms.

Isso é feito diretamente no sistema SAP, sem necessidade de instalar nada em seu computador. O próprio sistema converte o conteúdo do relatório e disponibiliza uma interface para visualização e gravação do arquivo PDF.



Talvez você já tenha precisado de uma cópia de algum relatório gerado no ambiente de produção. Um relatório desenvolvido em Smart Forms, no qual você será o responsável por implementar alguma melhoria ou corrigir algum erro. Nos dias de hoje não existe a necessidade de usar a impressora, gastar toner, tinta, papel, energia, enfim...

Uma forma muito prática e eficaz é gerar um arquivo no formato PDF. Porém você percebe que no computador do usuário não existe instalação de uma impressora para gravar o PDF, e nem outro software similar. Um simples Print Screen já resolveria? Talvez... Também é possível pedir para o usuário ir até o seu computador. Mas existe uma opção muito bacana.





Prepare o relatório


O primeiro passo é gerar o relatório em tela. Isso quer dizer que você deve pré-visualizar seu relatório  e deixá-lo aberto aberto em uma tela.

Mas tenha certeza de que se trata de um relatório desenvolvido em Smart Forms. Caso contrário o comando não funcionará.

Execute o comando


Com a tela do relatório aberta, vá até o campo de comandos do SAP e digite "PDF!" e pressione ENTER.
Comando PDF!
Digite PDF! e pressione ENTER

E pronto. Outra janela será aberta com a interface em PDF e com o conteúdo do relatório já no formato esperado. De dentro desta janela é possível navegar e visualizar, ou ainda gravar seu arquivo em um caminho determinado.


Dica simples, mas muito conveniente para o dia a dia.
Você já conhecia este comando???

Um grande abraço e até a próxima.
2016-02-20T15:37:00-02:00 2017-04-09T19:14:53Z
3 comentários:
Anônimo disse...

Eu nao conhecia este comando, no dia que precisei achei esse comando aq no site, e sou muito grato a voce por ter compartilhado o seu conhecimento... forte abraço

Unknown disse...

É possível um código vba para manipular essa visualização de PDF? Preciso automatizar o salvamento em uma pasta específica.

Fernando Botelho disse...

Caro leitor... um VBA não conseguirá interagir com o SAP...
Melhor conversar com a TI de sua empresa, pois no seu caso é melhor um desenvolvimento ABAP para gravar os PDFs onde você precisar...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...