Depurando em qualquer tela (DEBUG) | ABAP Warrior

Depurando em qualquer tela (DEBUG)

Arquivo Debug.sap
Quantas vezes você quis depurar um programa a partir de um determinado momento. Por exemplo, logo após uma janela de pergunta, ou depois de uma mensagem de aviso. E como depurar se o campo de comando não estiver acessível para executar o famoso "/H"?

Existe um grande macete, muito útil, que lhe permite iniciar um DEBUG em qualquer tela e a partir de qualquer momento.


Se você ainda não conhece a forma convencional de depuração, sugiro dar uma olhadinha na postagem Depurando um programa (DEBUG). Na verdade, a navegação durante a depuração é exatamente igual. O que muda é forma de iniciá-la.




Passo 1 - Criando um arquivo


Primeiro será necessário criar um arquivo. De preferência deixe-o em um lugar de fácil acesso, como no desktop, ou em alguma pasta que você se lembre facilmente. No local onde será criado o arquivo, clique numa área vazia da tela com o botão direito do mouse, escolha a opção "Novo" e depois "Documento de Texto". Segue exemplo na imagem abaixo.

Criar documento de texto
Botão direito do mouse, opção "Novo" e depois "Documento de Texto"

Um novo arquivo será criado sem nenhum conteúdo. Ainda não se preocupe com o nome do arquivo, nem com sua extensão. Geralmente, o arquivo será criado com o nome "Novo Documento de Texto" e terá a extensão ".txt". Exemplo do arquivo criado na imagem abaixo.

Novo arquivo
Dependendo da configuração de seu sistema operacional, a extensão pode ou não ser exibida

Passo 2 - Preenchendo o arquivo


Se você não alterou seu editor padrão de extensões ".txt", ainda será o poderosíssimo Bloco de Notas. Caso tenha alterado, não tem problema. Simplesmente abra o arquivo, ou dê um duplo clique sobre ele. Com o arquivo aberto, preencha com o conteúdo abaixo.

[Function]
Command=/h
Type=SystemCommand


E então salve seu arquivo e feche o editor.

Passo 3 - Renomeando o arquivo


Apenas fazendo isso seu DEBUG já irá funcionar, mas vamos fazer algo pra deixar o arquivo mais apresentável e fazer com que você se lembre pra quê ele serve. Renomeie seu arquivo para "Debug.sap", lembrando que o nome do arquivo é "Debug" e que ".sap" é a extensão. O procedimento para mudar a extensão de um arquivo pode ser diferente dependendo das configurações de seu sistema operacional. Após renomeação o arquivo ficará conforme imagem abaixo.

Arquivo Debug.sap
Arquivo com nome e ícone apropriados

Passo 4 - Ativando o DEBUG


Bom, agora vem a parte mais esperada, que é ativar a depuração a partir de qualquer janela ou tela, e em qualquer momento. Experimente abrir uma transação qualquer no SAP. Em qualquer tela ou janela. Pode ser inclusive uma tela de popup, ou então uma janela de aviso. Pode ser um match-code para seleção de valores. Pode ser em qualquer janela mesmo. Então vá até o local onde seu arquivo "Debug.sap" foi criado, clique sobre ele e mantenha clicado, arraste até a janela do SAP e solte.

Pronto, a depuração foi ativada. A ativação pode ser confirmada com a mensagem de rodapé "Debugging foi ligado".

Debugging foi ligado
Mensagem de ativação de depuração


Após isso, qualquer ação na tela irá abrir uma sessão de DEBUG.
Boa diversão.
Um grande abraço e até a próxima.
2016-04-21T13:11:00-03:00 2017-04-15T00:49:12Z
2 comentários:
Anônimo disse...

Ola, eu entendi mais ou menos como funciona, mas no caso, quero saber o trajeto que faço dentro do SAP como se fosse uma pasta, exemplo "c:/pasta/fotos", como consigo fazer isso?

Fernando Botelho disse...

Olá visitante...
Se eu entendi, você quer ver o empilhamento de chamadas dos programas. Assim é possível ver quem chamou quem e para onde irá retornar.
Se for isso, durante o debug, vá até a guia Standard e verifique a seção "Pilha ABAP". Nela você encontra a ordem das chamadas e consegue navegar entre os programas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...