Características de material para RETAIL | ABAP Warrior

Características de material para RETAIL

Caracteristicas
A classificação no SAP, de uma forma geral, é algo muito interessante e pode ser aplicada em diversos objetos. E no RETAIL temos também a classificação de materiais através do grupo de mercadorias, que é um agrupamento de características.

Existe uma função específica para retornar as características de um material. Vamos ver como chamar essa função e como processar seu retorno.





As características de um material são encontradas dentro das transações de mestre de material em RETAIL (MM41, MM42 e MM43). Elas têm a estrutura vinculada ao grupo de mercadorias do material, isso quer dizer que pode haver combinações de diferentes características dependendo do grupo de mercadorias atribuído ao material. Elas tem uma mecânica muito parecida com os sistemas de classificação dentro do SAP, porém agrupadas pelo grupo de mercadorias.

Também existe uma variação de características quando são usados materiais genéricos e suas variantes. É possível especificar quais características serão relevantes na criação de materiais variantes. Essas características também dependem do grupo de mercadorias.

Para consultar as características de um material existe uma BAPI/função muito interessante: BAPI_MATERIAL_GETCHARMERCHHIER.

Para chamar essa função basta apenas informar o material no campo MATERIAL. Se houver a necessidade de trabalhar com outro idioma, diferente do idioma que foi feito login, basta informar nos campos LANGUAGE ou LANGUAGE_ISO (se for usar idioma interno, como SY-LANGU, use no campo LANGUAGE; se for usar idioma externo, como PT ou EN, use no campo LANGUAGE_ISO).

Exemplo de chamada da função:
  CALL FUNCTION 'BAPI_MATERIAL_GETCHARMERCHHIER'
    EXPORTING
      material        = 'B12345'
      language        = sy-langu
    IMPORTING
      return          = w_return
    TABLES
      characteristics = t_characteristics.

Um ponto de atenção é para o uso de rotinas de conversão para o campo MATERIAL. Caso esteja usando um intervalo numérico de materiais, será necessário completar com zeros a esquerda ou usar a função de conversão CONVERSION_EXIT_MATN1_INPUT para converter o valor.

A estrutura W_RETURN é declarada com o tipo BAPIRETURN1. Essa estrutura irá retornar uma mensagem, que pode ser de erro ou de sucesso, de acordo com a execução da função. É interessante checar esse retorno antes de seguir para as características.

A tabela T_CHARACTERISTICS é declarada com o tipo BAPIMATCHA. Essa tabela irá retornar todas as características cadastradas para o material consultado. Segue abaixo a estrutura detalhada desta tabela.

NAME_CHAR

É o nome técnico da característica. Chave única para identificação da característica.

DESCR_CHAR

Denominação ou descrição da característica. Nesta coluna será retornado o texto explicativo cadastrado na característica.

RELEVANCY

Código de relevância para materiais variantes. Esta coluna estará preenchida quando a característica for relevante para determinação de variantes e o material consultado for um material variante.

CHAR_VALUE

Valor da característica. Aqui será retornado o valor interno da característica. Se for uma característica de livre digitação, será retornado o texto ou valor digitado. E se for uma característica com valores possíveis pré-definidos, será retornado o código do valor.

DESCR_CVAL

Descrição do valor da característica. Aqui será retornada a descrição referente ao valor da característica, caso tenha valores pré-definidos. Mas se for uma característica de livre digitação, essa coluna terá o mesmo valor da coluna CHAR_VALUE.


Em breve vou mostrar, em uma nova postagem, como fazer essas consultas em larga escala, consultando diretamente as tabelas standards de características.
Um grande abraço e até a próxima.
2017-04-01T14:40:00-03:00 2017-07-09T01:44:22Z
Nenhum comentário:
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...