Gerar PDF de uma ordem de spool | ABAP Warrior

Gerar PDF de uma ordem de spool

PDF spool
Gerar arquivos no formato PDF é importante para armazenar qualquer tipo de informação ou relatório.

Depois de imprimir no SAP, é possível converter as impressões em arquivos no formato PDF. Existe um programa standard, que é próprio para isso, onde é necessário apenas informar o número da ordem de spool e o caminho para gravação do arquivo.







O que é uma ordem de spool?


Uma ordem de spool é um documento de impressão do SAP. Toda impressão feita de dentro do sistema gera uma ordem de spool. Dependendo das configurações do sistema, as ordens de spool podem ser eliminadas depois de um determinado tempo, ou imediatamente depois da impressão ser enviada para a impressora (o que pode ser um problema para localizar posteriormente ordens de spool já processadas).

A impressão fica registrada na ordem de spool de forma fiel à impressão física. Ao acessar a ordem de spool, é possível visualizar a impressão e reimprimir. Para localizar uma ordem de spool utilize as transações SP01, SP01o, SP02 ou SP02o. Também é possível localizar através da tabela TSP01.


Como gerar PDF?


Se a ordem de spool foi criada a partir de uma impressão de Smart Forms, é possível entrar na impressão e acessar a pré-visualização, e então gerar PDF diretamente pelo campo de comandos do SAP. Confira como fazer na postagem Gerar PDF em pré-visualização de Smart Forms.

Outra forma, sem usar o campo de comandos, e que funciona para qualquer ordem de spool, é através do programa standard RSTXPDFT4. É possível executar esse programa pelas transações SE38 ou SA38. Uma outra forma muito útil e interessante para executar, inclusive para os usuários, é criar uma transação para o programa, já que ele não possui uma.

> Usando o programa RSTXPDFT4


O programa RSTXPDFT4 tem poucos campos para preenchimento e é de fácil entendimento. Veja na imagem abaixo a tela do programa em execução.

Tela RSTXPDFT4
Tela do programa RSTXPDFT4

- No campo [Ordem spool] é onde se coloca o número da ordem de spool.
- Se a opção [Download file PDF] não estiver marcada o programa apenas simulará a conversão em PDF, mas não gravará nada. Então lembre-se de deixar esse campo marcado.
- No campo [Nome de file PDF] se informa o caminho para gravação do arquivo PDF. Ele irá trazer inicialmente o caminho "C:\temp\file.pdf", mas pode ser modificado. Um detalhe importante é que esse arquivo será gravado através do SAP GUI, ou seja, na máquina local. Isso quer dizer que não funcionará se for executado em background.
- As opções [Largura real] e [Largura da edição] servem apenas para impressões no formato de lista. Na primeira opção, o sistema irá maximizar a largura da lista para tentar ocupar o espaço da página. E na segunda opção, o sistema respeitará a largura original da lista.

O programa também funciona muito bem para chamadas internas com SUBMIT.
Um grande abraço e até a próxima.
2016-08-25T22:48:00-03:00 2017-04-09T14:59:44Z
3 comentários:
niki disse...

muito bom!!!!

Thiago disse...

é possivel configurar para salvar automaticamente o PDF de uma spool no endereço especifico ?

Fernando Botelho disse...

Thiago, é possível sim...
Você pode fazer um programa que identifica os spools e que internamente faz uma chamada no programa RSTXPDFT4 para gravá-lo onde quiser.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...